Bordados

Bordados – arte têxtil

Bordados e rendas são uma Tradição Portuguesa em várias regiões do país. 

Os bordados, são figuras e desenhos criados manualmente ou de forma mecânica num tecido, com a utilização de vários tipos de instrumentos, como: agulhas, fios compostos em seda, lã, algodão, linho, metal,etc., de modo que o uso destes fios, resulte na composição desejada.

Os bordados tradicionais portugueses evidenciam-se pelos materiais usados, pelas técnicas utilizadas e também nas bases  onde assentam os bordados.

Muitos dos pontos utilizados em Portugal deram entrada no país, no tempo dos descobrimentos, através de reproduções que nos chegavam do exterior. Posteriormente, as várias regiões que os adoptaram deram-lhes uma marca muita própria e exclusiva, resultando com isso um cunho característico dessa localidade. Temos como exemplo os bordados de Viana do Castelo ou da Ilha da Madeira, entre tantos outros.

Bordados - Viana Castelo

Em determinadas ocasiões, o bordado representa a classe social de quem o usa no seu vestuário, espelhando não raramente o seu estilo e sensibilidade.

O bordado é uma arte têxtil que documenta e evidencia não apenas os desejos das demandas da época, mas igualmente o gosto da bordadeira.
Ao longo dos tempos e desde sempre desempenhou um papel significativo na economia local, apesar dos condicionalismos que a indisponibilidade de determinadas matérias primas pudesse ocasionar.

Bordados - Caldas da Rainha

Bordados – Eruditos e Populares

Os bordados eruditos revelam a ascendência de diferentes épocas artísticas dos países que lhe dão a origem. Neste tipo de bordados favoreceu-se o design em prejuízo da técnica que passou para um plano secundário. Nos bordados populares pelo contrário, privilegia-se a técnica e as composições tradicionais, espelhando a personalidade regional e as suas raízes ao longo das épocas.

Texto adaptado do original da Universidade do Minho – Departamento de Engenharia Textil.

Bordados – Tapetes de Arraiolos

São também bordados os famosos Tapetes de Arraiolos, tapetes destinados ao chão e bordados em lã sobre uma tela de estopa, originários da vila alentejana que lhes dá o nome.

Tapete de Arraiolos

Bordados com atribuição de Produtos Tradicionais Portugueses Qualificados, conforme lista da Qualifica

APLICAÇÕES EM FELTRO DE NISA
BORDADO DA MADEIRA
BORDADO DA TERRA DE SOUSA
BORDADO DE GUIMARÃES
BORDADO DE TIBALDINHO OU BORDADO DE ALCAFACHE
BORDADO A FIO DE OURO DE CELORICO DE BASTO
BORDADO COM CASCA DE CASTANHA DE MARVÃO
BORDADO DAS CALDAS DA RAINHA
BORDADO DE AGAREZ
BORDADO DE CASTELO BRANCO
BORDADO DE NISA (ALINHAVADOS, BORDADOS A PONTO DE CADEIA, XAILES BORDADOS DE NISA, COBERJÕES OU COBERTORES BORDADOS DE NISA
BORDADO DE S. MIGUEL DA CARREIRA
BORDADO DE VIANA
BORDADO COBERTORES DE NISA
COLCHAS DE CASTELO BRANCO
LENÇOS DE NAMORADOS DE VILA VERDE
LENÇOS DE NAMORADOS DO MINHO
TOALHA DE ÁGUA ÀS MÃOS DE TERRAS DO BOURO

 

por Tradição Portuguesa